quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Biscoitos pra cachorrinhos

A industria pet vem pirando e provavelmente seguirá com vários parafusos a menos por muitos anos a fio. Donos fazem festas de aniversário pro seus cães em buffets, convidam outros cães, enfiam o totó numa roupa ~chic~ e torcem pro seu cãozinho cheirar uns rabinhos e fazer amigos, enquanto o cachorro pensa "mano, eu só queria um osso bem grande e um gramadão pra eu fazer uns buracos, arrrgh". 

Mas quem sou eu pra julgar quem trata animais de estimações como crianças quadrúpedes peludas??? Exatamente, ninguém. Então encontrei meus próprios meios de mimar meus cachorrinhos, cozinhando pra eles! Tem alguma coisa que agrade mais um cão do que comida? Eu acho que não.

E já adianto que encontrei outra receita, dessa vez com legumes, quando essa leva for totalmente consumida pelos peludos, faço a outra.

Receita no Pequenos Monstros

*Ingredientes
1 e 1/2 banana madura
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de mel
1 xícara de aveia em flocos 
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de chá de farinha de linhaça (se a receita for para gatos, não colocar)
Até 2 xícaras de farinha de trigo integral

*Modo de preparo
Receita fácil, receita de boa, só ter um teco de boa vontade que você faz.

Cortei a banana no meio no sentido do comprimento, de uma ponta a outra, depois piquei cada um das metades da banana, porque ia ter que incorporá-la na massa no muque, então quanto menor o pedaço, mais fácil a tarefa. Aí, coloquei o ovo, a margarina - eu nunca tenho manteiga em casa -, o mel, a aveia em flocos, a canela - só porque eram pros cachorros, se fosse pra mim poderia ter, opa, esquecido dela - e a mísera quantidade de farinha de linhaça - que obviamente é cara e difícil de encontrar pra comprar, eu sei, quem comprou pra mim foi minha mãe e encontrou no mercado em Caieiras, então deve ter em Extras e Carrefours da vida. 
Agora a ordem é amassar todos os ingredientes e ir colocando a farinha de trigo integral aos poucos até tudo misturar e virar uma massa bonita que desgrude do pote e das mãos. Pra não falar que eu estou te iludindo, isso não é pão, é um biscoito, não ache que a massa vai ficar fofinha e com textura mate, o importante é ela desgrudar do pote, das suas mãos, da bancada, que tem que ser enfarinhada, e do rolo de macarrão, que também tem que estar bem servido de farinha, ok?
A partir daqui, procedimento básico de biscoito. Enfarinhar uma superfície lisa, de preferência não porosa, tipo um balcão ou pia, ou bancada, whatevz, abrir a massa até ela ficar com uns 5 milímetros - não precisa medir, pelo amor, vai no zoiômetro - e cortar os biscoitinhos. Fiquei meio abalada por não ter forminha de ossinho, mas superei logo.
Se você tiver papel manteiga pra forrar a forma é hora de festejar!!!!!11!! AEW! Mas eu não tinha, untei com margarina e farinha mesmo e levei pro forno baixo pra assar pelo que me pareceu diaaazzzZZzz, mas que na verdade devem ter sido uns 40 minutos.

Biscoitinhos assados e já frios, momento da verdade, momento de tenção. A galera da calda abanante ia gostar? Considerando que se não gostassem eles iam cheirar, olhar pra mim com cara de "uhn..." e procurar alguma coisa mais bacana pra fazer, em vez de serem gentis e comerem mesmo assim enquanto sorriem e acenam. O temor era válido.
Meu primeiro cliente era ridículo de fácil: o Pirulito. Pirulito come 99,9% das coisas do mundo, comestíveis ou não, fica ensandecido com comida e tem um 6º sentido apuradíssimo que berra quando a comida que estamos manuseando realmente é pra ele. Mal tirei o biscoito do forno e ele apareceu com as orelhas em pé me olhando inquisidoramente. Com ele foi sucesso na primeira farejada!
O desafio estava no meu segundo cliente: a Princesa. Nunca na história desse país um nome descreveu tão bem a personalidade de um cão. Princesa é fofa, meiga, delicada e fresca. Tem o estômago fraco, cheia dos não-me-rele-não-me-toque, só come pão se tiver uma manteiguinha, um patêsinho, pão puro ela passa e o Pirulito abocanha. Se ela comesse o biscoito, eu ia comer também. Na primeira investida ela negou, cheirou, fez que ia pegar, mas foi dar uma volta e me deixou com o biscoito na mão. Na segunda ela estava deitada de boas no tapete da sala, fui sagaz, conhecendo a madame quebrei o biscoito em dois e coloquei do lado dela. Olhou, deu uma cheiradinha, fez que não ligava, cheirou de novo, já tava até quebradinho, ela não tinha muito a perder, quebrou a metade do biscoito em mais dois pedaços e comeu... Mais um pedacinho, ainda desconfiada, a outra metade já não foi quebrada. Pra garantir, dei mais um biscoitinho pra ela, inteiro dessa vez e COMEU!! A partir daí foi fácil, ela nem cheirava mais!

Se até a chata comeu, seu cachorrinho vai se morrer por esse agradinho! :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...